sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entrevista Madness Factory /João Pessoa - PB

Direitos autorais: Mirella Figueirêdo(texto)
Hugo Veikon(Arte)


Paraíba é um estado pequeno, porém enorme no que se refere a bandas e músicos que se dedicam a trabalhar seriamente em prol do metal. Portanto, bandas como a Madness Factory, em português “fábrica de loucuras”, tendem cada vez mais a se destacar e é um exemplo de determinação a ser seguido. Após Diego Nóbrega (guitarra) e Jorge Augusto (baterista), terem fundado a banda em 2004, finalmente hoje após 6 anos estão conseguindo retorno e reconhecimento devido muita responsabilidade e força de vontade para produzir um thrash metal bem trabalhado.


Hoje a banda encontra-se na seguinte formação: 
Diego Nóbrega (Guitarra) - Fillipe Alves (Baixo e Backing Vocal) - Jorge Augusto (Bateria) - Vannucci Oliveira (Guitarra e Vocal principal) Confiram então algumas novidades, projeto passados e futuros nesta entrevista cedida pela banda para  nós do Blogbanger.


Blogbanger666- Pessoal, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e agradecer a atenção dada ao Arena Metal.  Início desde já a perguntar: O que representa o álbum “Madness Factory” para a carreira da banda?

JorgeMxFx: Gostaríamos antes de mais nada, agradecer a você Mirella, pelo apoio que estar  nos dando por meio dessa entrevista, bem como agradecer resenha feita do nosso material!
 Bem... esse 1º EP significa para nós uma espécie de "triunfo" perante as dificuldades que passamos até chegarmos a ele, com mudança de integrantes, falta de dinheiro, problemas no que se refere a gravação( que foram os mais diversos), enfim....esse EP foi uma vitória pessoal nossa, temos muito orgulho dele por ser o 1º, lógico, mas sabemos que foi apenas um  passo.

Blogbanger666 - Talvez para produzir e compor tais canções, os integrantes tiveram de passar por alguma fábrica de loucuras (risos).

JorgeMxFx: (risos!) Olha não sei te dizer se foi realmente isso que nos aconteceu, mas te garanto que nessa banda você não encontra pessoas muito "normais", principalmente nosso guitarrista e principal compositor "Diego Nóbrega", por isso das músicas terem esse conteúdo meio insano. Acho que o mais "normalzinho" dessa birosca seja realmente eu (risos)

Blogbanger666- A arte da capa do CD, por sinal bem simples e ao mesmo tempo original e munida de muita qualidade, traz “ um homem louco saindo de uma fábrica”. Esta arte tem algum sentido maior para a banda? O que ela sugere e quem foi o responsável?

JorgeMxFx: Queríamos algo que fizesse jus ao nome do EP e ao mesmo tempo fosse simples e de boa compreensão, até porque não procuramos fazer coisas conceituais, cult ou complexas, somos simples, assim como soamos simples em nossas músicas.O sentido dela em nossa visão é que fazendo parte dessa forma de vida que vivemos estamos inseridos em todo tipo de insanidade e loucura que a própria possa nos oferecer, ou seja, a "vida" por si só já representa uma fábrica de loucuras, por trazer dentro dela todo esse caos, absurdos e fatos curiosos vivenciado com o decurso da mesma. Esta arte como você pode notar é uma arte baseada em imagens digitais baixadas pela internet, feitas e tratadas pelo nosso grande amigo e designer gráfico Josa"The Ripper".
Somos muito gratos a ele por ter feito esse grande trabalho totalmente na amizade sem nos cobras nada!
E a qualidade deve-se ao SMD que realiza um trabalho com um ótimo custo/ benefício.



Blogbanger666Contem-nos um pouco de como foi o processo de gravação deste CD, escolha de estúdio, composições e finalização deste trabalho?






JorgeMxFx: Eita! (Risos), esse foi um dos maiores problemas nossos, porque inicialmente iríamos gravar tudo em um studio aqui de nossa cidade, mas acabamos por aproveitar apenas a bateria gravada nele, a qual fora bastante trabalhosa, pois éramos iniciantes nesse aspecto e sofremos muito na gravação dessa bendita bateria, em questão de guias, captação das peças da própria, enfim...se eu for elencar aqui os pros, essa resposta daria umas 10 folhas (risos). Todo o resto fora gravado com ajuda de 2 irmãos(Victor Hugo e Andrei Targino) que na época tinham iniciado um trabalho de produção e gravação, e o melhor, eles tinham vivencia dentro da música pesada, pois tocavam em bandas de "Heavy Metal". Finalizando o trabalho de gravação, gravamos os vocais no stúdio de um amigo nosso(José Barreto) que deu um apoio muito considerável nesse sentido. Todo o processo de gravação demorou mais de 2 anos, tentamos ser bem meticulosos, mas admito que se fosse hoje em dia, gravaríamos esse EP de uma forma menos traumática e bem melhor!





Blogbanger666 - Quais músicas contidas no CD, o Público mais instiga nas apresentações da Madness factory e é a mais bem recebida pelos mesmos?




JorgeMxFx: Bem....espero que todas!! (risos), mas citarei as 3 que eu acho que funcionam bem ao vivo....Intoxicated, Satanic Western e Never Trust.





Blogbanger666 - Estou ciente de que todas as músicas são especiais e representam a banda, mas se não for pedir demais contem-nos qual a música que mais marcou a carreira da banda, aquela que possui 

um valor especial para a historia da mesma.




JorgeMxFx:Somos uma banda nova, temos apenas uns 6 anos, então ainda não temos o que posso dizer...uma "carreira". Respondendo sua pergunta...não posso falar por todos, mas na minha humilde opinião, a música que mais me marcou, não pelo fato de  achá-la a melhor, mas pela sua importância por ter sido a primeira a ser composta e por esta ter mantido o "esqueleto" estrutural desde da primeira vez que  a tocamos, mudando apenas coisas em seu interior é a música "Intoxicated".






Blogbanger666 - Qual a sensação de ter divido por já 4 vezes o mesmo palco com a “Violator”, banda esta já bem respeitada no cenário underground Thrash nacional e mundial?

JorgeMxFx: E ainda teremos possivelmente uma 5ª vez, desde que oViolator confirme presença no Pogo Festival 2011 aqui em João Pessoa, (risos). Bem.... é sempre uma honra tocar-mos com os violas, eles mandam muito bem em cima do palco, isso prova que ali eles sempre estão a vontade.






Blogbanger666- Em relação a questão público: Como vem sendo a aceitação dos mesmos nos eventos e apresentações da Madness Factory no Nordeste?




JorgeMxFX: A aceitação tem sido muito boa, não temos tantas "tocadas" assim em nossa região, além de nossa própria cidade, tocamos em cidades próximas a ela. Ainda tem o fato de parte do público estar se adaptando as características dos novos integrantes, pois não é a mesma da gravação do disco. Somos uma banda que mudou a formação durante a gravação e pouco após a masterização, ou seja, o que ouvem no SMD acaba diferindo um pouco das apresentações  em shows, pois a forma de cantar é diferente como também o jeito de tocar. Estamos muito a vontade como Vannucci(guitarra&vocal) e Fillipe Alves "Boca"(Baixo e Back-up vocals) estão captando o feeling da "coisa", pois ela esta fluindo de forma natural, a fase está ótima e o público queira ou não percebe isso.





Blogbanger666- Fora as bandas de metal tais como: Testament, Slayer, Exodus , Metallica (bandas estas que a banda possui notáveis e fortes influência), há algumas banda ou artista de outro estilo como: Blues, Jazz , Música Erudita ou Clássica que queiram citar e que também influencie no trabalho feito?




JorgeMxFx: Blues numa forma bem sutil, eu acredito que seja a principal influencia fora da esfera "Heavy Metal, punk e Rock n' Roll. Já a música Erudita talvez... já que nosso guitarrista "Diego Nóbrega é quase um bacharel em Violão Clássico, então é possível que da sua vida academica tenha pego algumas coisas e posto em prática na banda.





Blogbanger666 - No Inicio de 2005 onde a Madness Factory começou a trabalhar com mais vigor, a banda era conhecida como “Overcast” , por qual motivo a decisão da alteração do nome da banda para “Madnessa Factory”?




JorgeMxFx: Essa decisão fora tomada na época da gravação do SMD, por existirem mais bandas com o nome "Overcast", inclusive uma grande banda nos EUA, sentimos a necessidade de partir para um outro nome que inicialmente fosse só nosso, e como "Madness Factory" já vinham de um conceito cultuado por todos nós 

integrantes da banda,  a mudança para ele foi inevitável.





Blogbanger666 - A Madness Factory hoje para mim (tratando-se de alguns trabalhos anteriores) encontra-se na melhor formação de toda carreira.  A banda vem se mantendo com os músicos atuais mencionados inicialmente. Gostaríamos de saber se podem nos garantir de que esta formação ira se manter ou se há de vir mais algumas mudanças mais a frente?




JorgeMxFx: Eperamos que NÃO! Estamos bem com ela! (risos)..... Na verdade não podemos prever o que pode nos acontecer no futuro, mas digo a você que a atual formação esta bem "fechadinha" e focada nas metas de curto, médio e longo prazo, então posso te dar quase certeza que essa formação gravara o próximo disco!!






Blogbanger666 - A Madness Factory possui planos futuros como: Composições, lançamento de mais algum 

trabalho, turnê ou algo relacionado à divulgação da banda?




JorgeMxFx: Possuimos sim, composições temos e já estamos pondo em prática há algum tempo, pra você ter uma idéia, já temos músicas para uma gravação futura. Em relação a turnê ou shows, esperamos que nesse ano de 2011 apareçam, estamos aguardando e tentando negociar essas coisas, ou seja, se for pra cair na estrada 

pode ter certeza que "cairemos", pois é nossa vontade! E nada melhor que isso para divulgar o trabalho!





Blogbanger666 -  Família Madness Factoy, muito obrigada novamente pelo tempo e palavras cedidas ao nosso site e para finalizar use deste espaço para deixar uma mensagem para os fãs da banda leitores do 
Blogbanger666 
e se a banda  tem interesse de destruir Recife em breve, este espaço é de vocês!




JorgeMxFx: Obrigado por todo o suporte você Mirella, tenha certeza que esse trabalho  é muito importante! Bem... Para quem ainda não nos conheçe visite nosso "space" http://myspace.com/madnessfactory e confira um prévia do nosso EP "The Madness Factory", adicionem nosso perfil de orkut, e assim troquem uma idéia com agente pelo google talk, ou seja, comunidade de orkut, facebook e twitter, enfim, todas essas redes sociais são formas de nos "achar" e entrar em contato conosco. 

Em relação a Recife não vejamos a hora de tocar por ai, por se tratar de uma cena forte dentro do NE, ter uma galera massa que curte Thrash Metal e também por ser uma cidade bem próxima a nossa, claro!



 Então é isso, abraço a todos e... We're born to Thrash!

Vanucci, Boca, Mirella, Diego e Jorge.

2 comentários:

  1. grande banda que tevemos a honra te ver em natal/rn!!. parabéns pela entrevista esta ótima !!.

    ResponderExcluir
  2. muito bom show deles ontem bayeux. exelentes riff, banda muito animada, os caras sao bem traquilo , bem avontade mesmo no palco , sem palavra. e ontem foi o anivesario de dieguito(guitar lead)!!! parabens cara.

    ResponderExcluir