sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Fotos + Resenha Animal Fest/ Natal-RN

 Fotos: 
Mirella Figueirêdo
Texto: 
Marcondes Paula
 Fonte:
Recife Metal Law

OBS: 
Como o Headhunter Dc foi a ultima banda não tive carga suficiente na bateria para registra a apresentação na noite.


Chegando o mês de setembro na cidade de Natal/RN, assim como em várias partes do Nordeste, é esperado um dos eventos mais tradicionais da região, que movimenta a comunidade Headbanger local e de outras cidades e Estados próximos, pois se trata de um evento anual, muito bem organizado e, claro, sempre com um ‘cast’ supervariado, com grandes nomes da cena nacional.

Por questão que eu não lembro, eu não pude ir ano passado, talvez pelo ‘cast’ daquele ano não tenha me agradado, mas desde que foi anunciado o ‘cast’ da edição de 2012, já fiz planos para presenciar a edição deste ano, e durante alguns dias eu e mais alguns amigos aqui de Mossoró/RN, fomos em mais uma divertida excursão. (risos)

Depois de uma viagem tranquila, claro com direito as velhas e geladíssimas cervejas para aguentar esse calor infernal que toda região nordestina passa durante esse período, algumas horas depois chegamos a capital espacial do Brasil. Já fazia dois anos que não ia lá e sempre é bom rever velhos e novos amigos, trocar materiais e, claro, não pode faltar minha inseparável lata de cana. (risos)

Chegando ao local até então desconhecido por mim, sabia que o número dos Headbangers com o passar do tempo aumentaria, pois veio pessoas de algumas cidades fora de Natal. Caravanas de João Pessoa/PB, amigos de Campina Grande/PB, Recife/PE, Fortaleza/CE, e de cidades do interior potiguar, marcaram presença no local, que estava “prometendo”, pela energia positiva que antecedia o evento.

Já no Cultura Clube, me surpreendi pelo tamanho do local, que fica em uma área cultural da cidade, de fácil acesso, e que há décadas é um dos pontos mais visitados da capital: o Bairro Ribeira.

Com uma boa produção de som e iluminação, a primeira banda a se apresentar foi o grupo local Son of Witch, formado por músicos de bandas locais como Expose Your Hate, Black Halls, entre outras. O quinteto toca o tão badalado Stoner Metal, que une o peso do Black Sabbath e outras bandas dos anos 70, com peso, e sem muito virtuosismo. Destaque para o veterano vocalista Nelsão, com carisma e uma performance discreta e cativante, além do tradicional visual dos outros músicos; as tradicionais barbas, bonés, características de algumas bandas do estilo. Estão divulgando sua primeira Demo, com a qual fui gentilmente presenteado dias antes quando tocaram aqui. A banda está fazendo vários shows até mesmo fora da cidade. Um bom nome da atual cena estadual, embora algumas pessoas reclame que o som, às vezes, se torna cansativo e repetitivo, principalmente os que não curte algo arrastado, e as músicas que parecem entre si. Bem, são críticas, e pela maturidade dos músicos saberão passar por cima delas.

A segunda banda da noite foi a tão conhecida Comando Etílico, que sempre capricha nas apresentações, levando a sério o quesito qualidade e seriedade no Heavy Metal. Mais uma vez vimos o quanto à banda é muito querida em Natal, ainda mais nesse dia, em especial, que foi o lançamento do clipe da musica “Legado”, e o clipe foi passado no telão enquanto a banda estava no palco dando os últimos retoques para começar seu show, e foi arrepiante ver Headbangers conhecidos da cena, fazendo parte do clipe, mostrando que a banda tem total respeito por seus fãs, que na maioria são amigos. Senti-me no clipe, pois me faz lembrar uma época da cena em Natal, quando comecei a ir shows naquela cidade há exatos vinte anos. Ao terminar, imediatamente a banda começou seu ‘set’, já muito conhecido por todos os presentes, pois a maioria já viu diversos shows da banda. Shows esses que não deixam de empolgar pela interatividade com o público e de músicas de fácil assimilação dentro do contexto do Heavy Metal e cantadas em português. A galera, como sempre, fez a festa, com músicas que há anos fazem parte do seu repertório: “Ritual”, “Ataque”, “Comando Metal”... Claro que tocaram a faixa do clipe, “Legado”, e, para finalizar, como foi em 2010 (na ocasião com a banda paulista Bywar), mandaram outra ‘jam’, dessa vez com o baixista do Expose Your Hate, Claudio Slayer, e o vocalista Sandro Picolé, da banda Paraense Anubis, que estava pela cidade, e mandaram “The Antichrist” do Slayer. Lógico que a galera foi ao delírio!

Depois de algum tempo subiu ao palco um grupo que mesmo fazendo parte das bandas já antigas de Natal eu nunca tinha visto ao vivo: o quinteto de Thrash Metal Killing Fields. Eu não conhecia nem sequer o som da banda. Deu pra notar que são muito entrosados e que tem em sua ‘line up’ músicos experientes. Com o número (para alguns) excessivo de bandas, vi que o público ou estavam muito cansado com a apresentação do Comando Etílico, ou estava guardando forças para a apresentação do ‘headliner’ da noite, haja vista poucas pessoas estavam agitando, mesmo com o Killing Fields contando com um bom som, como foi em todas as bandas. Gostaria de sacar essa banda em outra oportunidade, quem sabe até em Mossoró mesmo, já que o som da banda é interessante.

Talvez o mesmo problema enfrentou o quarteto paraibano de Death Metal Ceffalium, que já tem alguma bagagem em apresentações, não só em sua cidade, mas em outras da região. Afiados e entrosados, muitos dos seus conterrâneos se aproximaram do palco para dar uma força à “banda dos Brunos”. Gostei das músicas, que tem grande influência de bandas como Morbid Angel, Cannibal Corpse, pelo vocal gutural e pelas guitarras muito bem trabalhadas. Só espero que os boatos que chegaram aos meus ouvidos de que a banda estaria se separando depois desse evento não sejam verdadeiros, pois a cena paraibana e nacional merece ter esse grande grupo em atividade.

Depois de algum tempo para tomar umas cervejas, alguns ajustes e preparação no palco, o momento mais esperado da noite: a apresentação dos ‘caçadores de cabeça’ Headhunter D.C., banda que já é muito cultuada por todo o país, sempre com shows cheio de adrenalina, profissionais e, claro, com muito carisma dos seus integrantes, como o vocalista Sérgio Ballof e o guitarrista Zé Paulo. Eu havia visto a banda recentemente, no Forcaos (Fortaleza/CE). Mesmo sendo o mesmo show, sempre é uma emoção única em vê-los em uma cidade diferente. Como a banda está divulgando seu mais novo trabalho, o ótimo CD “...In Unholy Mourning...”, o repertório foi baseado nesse último trabalh, então foram executadas músicas como “Dawn of Heresy”, “Hail the Metal of Death!” e, claro, não poderia faltar os clássicos “I’m Crazy”, “Death Vomit”, e minhas preferidas: “Stillborn Messiah” e, pra mim, o maior hino do Death/Doom nacional: “Conflicts of the Dark and Light”. Era notória a emoção dos músicos e, principalmente, do organizador do evento, Sérgio Gomes (que também é guitarrista da banda Deluge Master), que aproveitou o evento para fazer uma declaração a sua esposa e também organizadora Sidhia (vocalista da Deluge Master).

Infelizmente o mesmo problema que rolou no último ano que eu fui (2010) voltou a acontecer. Uma briga na hora do ‘set’ dos baianos tumultuou uma parte do evento. Não sei o por qual razão a organização não coloca seguranças no local, principalmente na entrada, onde o famoso ‘baculejo’ é necessário para que nenhum ‘perturbado’ possa entrar armado. Ou isso é impossível de acontecer? Claro que não! Pois por mais que a galera Headbanger seja um pessoal educado, civilizado, e só está ali pra curtir, sempre tem algum sem noção que vai pra bagunçar o evento. O cara que provocou a briga estava caindo por cima da galera, empurrando vários, até arrumar o que queria. Isso é lamentável! Mas foi um momento isolado, e de importância zero. Só fica a dica para os próximos eventos da S & S Productions. Fiquem atentos a esse ponto importante que é a segurança.

Enfim, mais um grande evento que valeu cada ‘enchimento de saco’ na hora de agir a excursão (risos). Aproveito para parabenizar a produção do evento que, por sinal, em 2013 não ficará restrita apenas a produção do “Animal Fest”, pois já tem eventos ‘na agulha’. Com pessoas serias e honestas como o casal “Serjão & Sidhia” a cena nacional agradece. Em 2013 estaremos de novo nesse excelente evento!



 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário